domingo, 12 de dezembro de 2010

As histórias dos Vinis!

O presente texto foi elaborado por mim e cada aluno meu, do 1º ano do Colégio Dirce Aguiar, deveria dar um final à história. O final que dariam a história seria uma projeção do final que entrevêem para as suas próprias histórias? A idéia é boa, vejam o que rolou...

Exercício: Dê um final à:
História de Vini

Vini era um cara legal. Super coração. O pai é que era figura complicada. Vivia bebendo, não ajudava muito nas despesas do lar. Sobrava sempre pra mãe do Vini. Essa era trabalhadora! Mas como não teve chances de estudar, ganhava pouco, lavando roupa e fazendo uns bicos de manicure. Com o pouco dinheiro que ganhava, punha o feijão na mesa e fazia questão de encaminhar o Vini à Escola. Mas o Vini não correspondia. Ia pra lá obrigado, mostrava total desinteresse nas aulas, era indiferente ao que se passava em sala. Mas, mesmo assim, todas as manhãs lá estava ele, a ocupar sua carteira na sala. De tarde e à noite, fora da escola, Vini convivia com as pessoas de seu bairro, garotos ou adultos, bons ou maus exemplos. Como se tratava da periferia, ele tinha que conviver com um pessoal meio barra pesada, malandros e pessoas que, excluídos da sociedade, viviam à margem dela. Alguns deles estavam naquela por falta de opções, outros por vontade própria. Mas e Vini, tornaria-se um “malaco”, um malandro, um Zé Ninguém como grande parte das figuras que conhecia? Ele tinha escolha?!
É claro que tinha! Qual? A de estudar, ser alguém de valor, de responsa! À quem devia essa oportunidade? Devia-lhe sobretudo à mãe, que com o suor do rosto sustentava-lhe para ele estudar; devia também aos Professores de boa vontade que queriam seu bem; queriam vê-lo realizado no futuro; queriam que ele não fosse só mais um, mas sim alguém de destaque!
Na verdade, o Vini parecia um mano. Era truculento no falar, nos gestos, etc. Mas havia um Professor em especial, que sabia entendê-lo e via que ele tinha um grande coração, além de ser bastante inteligente. Sabia que era uma jóia em estado bruto, precisando ser lapidada. Mas a cada dia o Professor se entristecia, porque, experiente e vivido, praticamente adivinhava, sem bola de cristal, o triste futuro que Vini teria se não se agarrasse nos livros. O velho Professor entendia da vida, sabia que o mundo lá fora é uma selva e que, para lutar nessa selva, a educação e o conhecimento são as maiores e melhores armas. O Professor era então um treinador, estava treinando guerreiros e via que Vini precisava adquirir as habilidades necessárias para sobreviver. Mas Vini não se “antenava”, não reagia às tentativas do velho mestre...

_____________________________________________________________________________________

... E continuava sendo indiferente.
O professor de Vini achava que ele era um menino muito inteligente e capaz de se tornar um grande homem no futuro, por isso não desistiu dele e a cada dia mais ele tentava mudar os pensamentos e atitudes de Vini.
Um belo dia o professor convidou Vini para uma conversa e o perguntou qual o motivo de tanta indiferença e Vini respondeu claramente ao professor: _ Eu não queria ser assim, as atitudes que eu tomo, as coisas que eu faço, são coisas pra me deixar alegre, eu tenho tanto medo, tanta vergonha, às vezes sinto até raiva de ter um pai como o meu e faço isso pra ficar mais feliz, mais isso é tão ruim por que a felicidade parece que é programada, uma hora ela sempre acaba e tudo volta ao mesmo “inferno” de antes, eu preciso de ajuda, me ajude?
O professor comovido emocionalmente com o que ouviu do aluno, prometeu que iria ajudá-lo.
No dia seguinte, assim que o aluno chegou à escola o professor o chamou e apresentou para ele uma aluna, muito bonitas por sinal, e disse que ela iria ajudá-lo pelo resto do ano, nos estudos, Vini ficou muito contente e foi sentar-se ao lado da menina.
Os dias foram passando e a cada dia mais ele também ia melhorando a vida em sua casa, a mãe foi percebendo as mudanças e até o pai que não ligava muito para Vini percebeu essa mudanças, ele ficou muito feliz em ver o filho estudando e se dedicando mais a sua família e resolveu que para compensar todo o esforço do filho ele também iria se esforçar ara parar de beber e respeitar sua família, Vini e sua mãe adoraram as mudanças, agradeceram a ajuda do professor e da aluna, a família de Vini estava mais unida e feliz do que nunca, passaram-se anos e Vini se formou em medicina e a partir de então se tornou o grande orgulho da família e de sua esposa que era Ana a aluna que tanto o ajudou na época da escola.

Amanda Minueza Alves, nº3 – 1ºB
Colégio estadual Dirce de Aguiar maia

... o velho mestre até pensou em desistir de Vini, mas viu que se ele desistisse poderia acontecer o pior pois sabia que Vini tinha amigos que não podia ser considerados amigos porque eram traficantes, ex-presidiários, resumindo... gente de má índole.
Como eu já disse Vini era muito inteligente apesar do desinteresse ele estava no primeiro ano do ensino médio nunca tinha reprovado. vini tinha o sonho de ser caminhoneiro e então depois de tanta conversa com o velho mestre decidiu que iria estudar para ser o que queria tanto, quando já estava na faculdade quase terminando ele conheceu Juliana, os sois fizeram amizade, e ao demorou muito para assumir o namoro. Depois que terminaram a faculdade, Vini se formou, casou-se com Juliana e realizou o sonho de ser caminhoneiro.
O vini era completamente apaixonado por Juliana.
Também Juliana era mesmo muito linda... mas o problema é que a Juliana tinha levado a mãe para morar conosco, A velha era a peste da pior peste dos quintos dos infernos. Vini só agüentava a barra porque era caminhoneiro e vivia na estrada.
Vini escreveu assim no pára-choque do seu caminhão: “ Feliz foi Adão que não teve sogra nem caminhão”
No dia em que Vini chegou de viagem ficou sabendo pela boca de Juliana que tinha acontecido uma desgraça sua mãe tinha ido jantar com o velho mestre, é aquele que adorava Vini. Então quando estavam voltando para casa houve uma batida muito bruta e nenhum dos envolvidos do acidente havia sobrevivido, inclusiva a mãe de Vini e o velho mestre.
Vini ficou muito chateado, e depois muito doente teve que se aposentar. E daí? Como é que ele ia viver em casa? Na toca do dragão como ele mesmo dizia. No primeiro mês até que Vini agüentou, no segundo o negócio piorou, no terceiro o caldo engrossou.
De verdade.
A velha jogou nele uma panela de sopa fervente. O cara então resolveu que o melhor era se matar. Vini não pensava em se separar de Juliana, separar da sogra Vini não conseguia. Então, ele comprou um vidro de veneno, uma arma e uma corda.
Amarrou a corda no alto de uma árvore, encheu um copo de veneno, subiu num banquinho. Na mão direita, o revólver, na mão esquerda, o copo de veneno. Antes de se matar Vini fez um pedido: “Caro Adão, você que foi o primeiro homem no mundo, você sim foi feliz eu só quero paz, eu só quero um pouquinho de sossego”. Depois ele engoliu o veneno, empurrou o banquinho com o pé e disparou a arma.
Bom, é aí que não dá para acreditar porque o tiro cortou a corda, Vini caiu de boca no chão e vomitou todo o veneno e ficou vivinho da Silva, novo em folha.
E quando ele abriu os olhos, sem entender direito o que estava acontecendo, a porta de abriu, era Juliana ela disse: “ “ O que foi meu amor? Você caiu do banco? Você se machucou? Venha querido, ande logo... “Você nem imagina o que aconteceu...”.
E entendendo menos ainda o que estava acontecendo, o caminhoneiro escutou o seguinte: “ Mamãe fez as malas foi embora daqui”. Depois disso um sorriso voltou a ocupar os lábios de Vini... e ele disse: “ Até que enfim um pouco de sossego!” Até que Juliana abriu a boca e disse: “ Se eu fosse você não tinha tanta certeza disso meu amor!”, disse rindo.
Vini sem entender disse: “ Quer dizer que sua mãe vai voltar?”
Rindo ela disse: “ A mamãe não mas o nosso filhinho que está crescendo aqui (Juliana coloca a mão na barriga) vai morar conosco.”
Juliana Bogarim Pinho Nº20 1ºB

Nome: Daniela Cervantes n°10 1°B
Trabalho de Filosofia: Historia de Vini

A vida de Vini foi terrivel, seu pai morreu, assim Vini ficou muito revoltado com a perda de seu pai, sua mãe tentava conforta-lo mais cada vez mais ele começou a beber, a usar drogas assim como o pessoal do seu bairro, Vini não se interessou pelos estudos , a ter um futuro brilhante assim como sua mãe que tanto o amava sonhou, muitos anos sua vida foi assim triste e revoltante, mas até que teve um dia que Vini parou pra pensar tanta coisa que ele perdeu (seu pai, seu futuro...) mas nem tudo estava perdido Vini resolveu procurar ajuda e ficou internado em uma clínica de reabilitação e lá ficou por 9 mêses, quando ele saiu de lá sua vida foi extremamente diferente ele voltou à estudar fez faculdade de direito, se casou com uma moça muito amável tiveram um casal de filhos e sua mãe maravilhada e muito feliz podia ficar em paz agora sem a preocupação de antes de receber à noticia de seu filho estar preso ou morto, assim tiveram uma vida muito feliz.


Mais um dia , Vini caiu na real é viu que ele estava entrando em uma roubada , que esse não era o melhor caminho que ele ainda tinha muita chance de ser alguém na vida , de estuda , ter uma profissão , um serviço digno . é com tudo isso ele poderia dar orgulha a Neusa (mãe) ela que sempre lutou pra dar do bom e do melhor pra ela . o que ele iria ganha nessa vida , meche com droga no começo é uma maravilha ganha dinheiro sem faze nada , mais um dia a casa cai , e nesse mundo você só tem dois caminho : cemitério ou cadeia . um certo dia resolve ir pro colégio , na hora do recreio o professor Gilson veio conversa , conversamos bastante ele me deu conselho , e falo que tudo que eu precisasse era só fala com ele , ele fez eu ver do que só capaz é que se eu tenho um sonho não é pra mim desisti , que tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. sempre leve isso com você é lembre- se você e capaz . Isso que o professor (Gilson) falo fico na cabeça de Vini , ficou pensando em tudo é tiro um conclusão que iria ser alguém na vida . Começo a estudar novamente terminou o terceiro ano , o professor consegui um serviço pra mim , de ajudante no mercado aonde minha mãe trabalhava de zeladora , ganhava pouco mais já ajudava em casa , ai em novembro vai ter o prova do ENEI . ai fui me escrever para fazer a prova , pedi ajuda ao professor pra me ensinar algumas coisas essencial que iria cair na prova , foi uma época corrida trabalhava , estudava . Finalmente chego o dia da prova eu estava muito ansioso ,com medo alias essa prova seria um passo muito importante na minha vida , entrei na sala fiz a prova com calma e paciência até a metade das questões eu tinha certeza que estava certa as outra eu estava confuso mais que seja o que Deus quiser eu tentei fiz minha parte entreguei a prova é fui embora . continuei trabalho depois de cinco meses saiu o resultado , fui lá ver é tinha passado na hora não acreditei fiquei muito feliz , resolvi fazer faculdade e curso para ser um grande policial . depois de quase 5 anos fazendo faculdade , graças a deus consegui passa . arrumei um serviço bom na policial , começi um policial a sargenta (Leite), mais o nome dela era Kézia uma mulher linda, inteligente , é daqui alguns meses irei casa . comprei outra casa pra minha mãe . Hoje só um grande homem só chefe da policial tenho dois filho é lembre-se nunca desista de seus sonho nada e impossível .

Colégio Estadual " Dirce de Aguiar Maia "
- Kézia Araujo Leite nº 23 1°B





• |
• Voltar para mensagens
• Vini‏

7/11/2010
Responder ▼











Pois certa noite, Vini teve um sonho ruim, um pesadelo, sonhou que tinha se tornado um drogado, sem futuro nenhum. E na vida de tráfico Vini sonhou que tinha planejado um assalto em uma loja com seus parceiros, durante o assalto Vini e seus comparsas na fuga trocarão tiros com a polícia, e Vini levou um tiro, e caído no chão começou a pensar na sua vida sem as drogas, como ele poderia ser no futuro, fazendo uma faculdade, se formando para ser alguém na vida. Mas como tudo não passa de um sonho, Vini acordou assustado e apartir desse dia, Vini começou ver as coisas diferentes, viu que as coisas não eram do jeito que ele queria, e começou a estudar.

Nome:Diego Teodoro da Cruz N:11

... Houve um dia em que Vini viu uma cena que nunca queria ter visto! Ele viu o seu pai que estava bêbado bater em sua mãe. O pai de Vini espancou ela, e Vini foi interferir e acabou apanhando também, mas ele teve uma idéia meio assustadora... pegou uma faca e acertou no peito de seu pai. A mãe de Vini assustada gritou “filho não!” mais era tarde demais, ele já tinha acertado o seu pai.
Os vizinhos escutaram os tumultos e chamaram a polícia, a mãe de vini desesperada chorava e dizia ao policial que não leva-se o seu único tesouro o seu filho!. Mas foi em vão, eles levaram Vini para a detenção de menores, Vini ganhou a sentença de ficar lá por dois anos! Aqueles dois anos seria praticamente a morte para a mãe de Vini; Ela ia visitar ele todos os dias, mas Vini apanhava muito, os outros meninos batiam nela por ele ser novato ali, mas depois de um tempo acustumaram com ele .
Depois de dois anos, chegou o grande dia! Vini iria sair de lá! Era o dia mais especial para Vini e a mãe dele. Depois que vini saiou da detenção de menores, saiu determinado a uma coisa ! Que iria estudar e ser um homem direito, Vini voltou a escola e por coincidência aquele velho mestre ainda estava lá e ficou surpreso com o que tinha acontecido.
Depois de algum tempo Vini estudava e trabalhava pra ajudar a sua mãe. E a mãe de Vini sempre ficava orgulhosa e maravilhada com o desempenho de seu filho. A cada dia que passava Vini se tornava uma pessoa ainda mais direita.
E os anos se passaram, Vini fez faculdade de direito para que todos os direitos sejam feitos e cumpridos. Vini viajou para os EUA e se formou lá, depois de sua formatura Vini foi visitar sua velha mãe. E no meio da conversa a mãe de Vini comentou sobre aquele seu velho mestre. Vini muito entusiasmado foi procurar aquele velho mestre chato que sempre pegava no seu pé em sua infância.
Mas ao chegar lá Vini descobriu que aquele seu velho mestre havia morrido fazia um ano. Vini ficou muito surpreso e triste, mas a mãe de Vini com sempre o apoiou.
Mas depois dessas idas e voltas, Vini se casou, comprou uma casa para sua mãe e uma para ele, e continuou vivendo sua vida daquele moleque que por dentro ainda era meio malandro e homem do bem.
Autora: Jackeline Susann Farias dos Santos
Colégio Estadual Dirce de Aguiar Maia turma: 1º B

Vini ainda era muito jovem ele tinha várias barreiras pela frente o vini já tem um pobrema na casa, que era com o pai dele que era alcoólatra e não ajudava em casa só dava despesa mais passo algum tempo o pai dele morreu , e o vini viu que tinha que se esforsar na escola para ser alguma coisa na vida para não ter um fim igual o do pai dele e também para ajudar a mãe os irmão, bom o vini conseguiu alcança seus objetivo ele se formo em letras no dia de hoje o vini fala que pelo menos os filhos dele não vai passar necessidade de nada . Que eles não vai passar o sufoco que o vini passo com o pai dele não deseja isso para ninguém ......



NOME:vitor lisboa souza Numero :30 Serie:1a




• |
• Voltar para mensagens
• " Vini "‏

7/11/2010
Responder ▼











jonatas da silva alves
Para Fábio Rotilli
Ele Largou sua familha sua periferia para se dedicar as lutas o contra bando e as Drogas . Mas ai ele conheçeu um grande amigo chama Jonatas que mostrou pra ele que aquela vida que ele estava vivendo das Drogas das armas Não era umas coisa boa i mostrou atividades para que ele Não fique nas Drogas . Mostrou um grande Esporte Futebol que para Vini era o seu Dom . Começou a jogar Bola , era um jogador novo de 15 anos de idade estava no 1° ano do ensino medio. I osgrandes impressarios Foram ver vini jogar e deu certo virou um grande jogador de futebol que agora esta no time Do São paulo F.c . Ganhando muinto dinheiro volto para sua familha dele e a periferia onde la nasceu . I agora ajuda sua familha sua periferia , i agora Vivi aGradesse seu grande amigo que tirou ele das Drogras do mundo Ruim . Agora vini e seu amigo Jonatas estão jogando futebol juntos No São paulo f.c . fazem muinto susseso .

I agora seu amigo Jonatas Diz : Muintos me seguem mais so deus me guia . Longe das drogas . Nome do aluno : Jonatas Da silva alves Serie : 1°B Escola : Dirce de aguiar maia .


Então, passou a se concentrar mais na escola, o professor que tinha esperanças dele, passou a ter muito mais. Ele era ótimo aluno, conseguiu trabalho. Mesmo tendo 15 anos ele trabalha, mais não tinha seu nome registrado; e começou vim o abuso, ele trabalhava muito pra ganhar pouco. Mesmo com o pouco que ganhava, ele levava pra casa.
Ele conseguiu sair da escola muito bem preparada para a faculdade de psicologia, pois ele havia uma pressão na sua infância, pois seu pai bebia muito. Ele se formou na profissão que desde então começou a pensar. Com o dinheiro que ganhava ele comprou uma casa para os seus pais, e pagou reabilitação para seu pai que bebia.
Toda vez que sua mãe acordava tinha um pacote de feijão em cima da mesa com um bilhete escrito assim:
“– Mãe, você é a minha luz, você me deu vontade de estudar. como à senhora sempre disse: SE NÃO MENTIR-MOS, NÃO ROUBAR-MOS, E ESTUDAR BASTANTE, ALGUM DIA SERÁ ALGUEM NA VIDA.”
Com essas palavras ela olhou o bilhete e começa a sorrir.
Aluna: Elaine Caroline



e o ele continuou tentando mudar os pensamento de Vini , pois sabia que ele tinha grandes possibilidades de termina os estudos. Vini não estava levando os estudos a sério, brincava e conversava o tempo todo na sala. Então todos os professores de Vini se reuniram para conversa, decidiram que o melhor a fazer era conversa com sua mãe. Marcaram uma reuniam para dona Maria (mãe), e pediram para ela comparecer na escola no dia seguinte.
no dia seguinte dona Maria compareceu na escola, onde todos os professores estavam reunidos em uma sala a sua espera, todos os professores começaram a fala como Vini se comportava na sala de aula, para a surpresa da mãe que escutou muitas reclamações sobre seu filho, muitos professores sabiam que Vini tinha grandes possibilidades mais não comentaram com sua mãe, quando todos professores terminaram de explicar para dona Maria sobre o seu filho,então foi a vez do mestre (professor Robert ) ele começou a falar :
_Olha dona Maria eu vou falar como o Vinicius esta se comportando em minha aula ele é um bom aluno mais não esta interessado em estudar, mais como eu sei que ele tem capacidade de aprender e terminar os estudos estou tentando conversar com a senhora para que nos ajude com ele, o Vini brinca muito, conversa demais e se distrai com muita facilidade. Quando vamos falar com ele, ele não escuta e não ta nem ai. Tente a senhora conversar com ele pois ele tem grades chances de não repetir de ano suas notas não esta tão ruim assim é só ter força de vontade que ele consegue.
¬¬_ Olha senhor Robert muito obrigada por esta me falando tudo isso, por me alertar que ele tem chances de passa de ano, vim aqui já sabendo que iria escutar muitas coisas ruim sobre meu menino, e o senhor me dizendo que ele é um bom aluno fico mais tranquila vou falar com ele, pode deixa. Quando Vini chegou em casa dona Maria o chamou para conversar. Vini meu filho vem aqui quero fala com você.
_Sim mãe pode fala!
_Olha meu filho fui chamada na sua escola hoje e conversei com todos seus professores, todos disseram que você só sabe conversa e não faz nada na sala. O único professor que disse que você tem grandes chance de passar de ano foi o professor Robert , ele me falo que você é um menino inteligente um menino que pode passar de ano, mais que não para de conversar e esta andando com maus exemplos. Olha Vini, meu filho eu não tive chance de estudar como você tem de ser alguém na vida, fui uma menina que não teve outra escolha, engravidei cedo tive que me casar cedo também porque seus avos não me aceitaram grávida, para nunca deixar faltar nada para você comecei a trabalhar logo que você nasceu, foi onde comecei a fazer bicos de manicure e a lavar roupa dos outro, para poder te dar tudo o que você precisava. Você sabe que seu pai só fica no bar bebendo, poucas fezes ajudou em casa, meu filho não estraga sua vida não perde o ano se você tem grandes chance de passar de ano aproveite essa chance, Vini você é um bom menino vai para escola para estudar, e não fica andando com gente que não presta.
Vini escutou tudo que sua mãe tinha para fala e se trancou no quarto. No outro dia acordou bem cedo se arrumou e foi para escola, entrou na sala com uma disposição de aprender e de estudar como ele devia, Vini prestou atenção em todos as aulas, quando bateu o sinal para a ultima aula, aula com professor Robert, Vini se comportou direitinho aprendeu algumas coisas e até perguntou algo tinha dúvida para o professor. Quando deu o sinal para ir embora Vini foi o último aluno a sair da sala e falou para o professor que queria falar com ele.
_Sim Vini pode fala!
_ Queria te agradecer por ter conversado com minha mãe, e ela ter vindo falar comigo, e por esta confiando em mim.
_Só fiz o que eu achei que era certo sei que você tem capacidade de termina os estudo, e espero de coração que você aproveite muito bem isso.Vini saiu da escola com só um pensamento que iria achar um emprego e que ia ajudar sua mãe em casa. Vini andou, andou mais não achou nada voltou para casa triste.
Os dias foram passando, e Vini estava recuperando suas notas na escola já estava sendo um bom aluno e que não tinham mais reclamação de Vini. Sua mãe estava muito feliz.
Os meses foram passando Vini cada vez melhor na escola. E nunca desistindo de procurar o emprego, até que uma dia andando da escola de volta para casa porque tinha perdido a circular, Vini viu um anuncio em frente a uma loja de roupas (precisa de vendedor sem experiência) Vini não pensou duas vezes e entrou na loja uma menina que trabalhava lá foi atende-lo.
_O que o senhor precisa?
_ Vini respondeu, entrei por causa do anuncio que esta lá fora! A vendedora:
_Assim espere um pouquinho que vou chamar a gerente para você poder conversa com ela, espera só um minuto.A gerente chamou Vini para conversar em uma sala particular, onde conversaram por algumas horas, Vini saiu da sala da gerente muito feliz pois tinha conseguido um emprego e começava amanha a tarde, Vini muito feliz não via a hora de chegar em casa para contar para sua mãe sobre a novidade. Quando Vini chegou em casa escutou vários gritos de sua mãe e foi correndo para ver o que estava acontecendo, era o pai de Vini que estava tentando bater em sua mãe pois estava totalmente alcoolizado, Vini não pensou muito e entrou na frente de seu pai antes que agredisse sua mãe, dona Maria mando o marido embora de casa, pois já que não ajudava em nada não tinha que ficar sustentando ele. Ela arrumou sua roupas e o mandou embora. Depois de todo o acontecimento Vini chamou sua mãe para conversa e disse que tinha conseguido um emprego e que iria trabalhar no período da tarde para não ter que parar de estudar, dona Maria ficou muito feliz por saber que seu filho tinha mudado.E a vida de Vini estava melhorando muito pois estava ótimo na escola e estava aprendendo como deveria atender as pessoas na loja.
Os meses passaram rápidos e Vini estava muito bem em seu serviço, mais estava preocupado pois faltava dois dias pra sair o edital da escola e saber se ele tinha passado de ano. Vini estava trabalhando muito seu salário estava dando para ajudar sua mãe em casa, dona Maria estava muito orgulhosa de seu filho pois tinha endireitado não estava mais andando com maus exemplos e tinha arrumado uma serviço bom.
Dois dia se passaram Vini e dona Maria acordaram bem cedo para ir até a escola onde ia ficar sabendo se Vini tinha passado de ano, entraram na escola com o coração na mão Vini se aproximou do edital e viu que ele tinha passado de ano sua mãe fico muito feliz e ele mais ainda, quando estava saindo da escola Vini viu seu professor Robert que estava aproximando dele e de dona Maria.
_Parabéns Vini eu disse que você tinha condições de passar de ano!
Vini orgulhoso de si mesmo respondeu obrigado para o professor e saiu com sua mãe pois ainda tinha que trabalha.
E assim Vini começou a se dedicar em seu trabalho e em seus estudo para ter um vida melhor. E mais para frente poder formar uma família.
E assim se passaram alguns anos ,Vini conseguiu termina os estudo, se formo em direito, casou-se com uma medica, teve duas lindas meninas...
Sua mãe dona Maria ficou muito orgulhosa de seu filho pois ele era um grande pai, um ótimo marido e um grande advogado.

(autora: Caroline Corrêa Borniotte )



Uns dias depois decobriu que sua mae estava com uma doença grave,e ela não podia mais trabalhar
entao Vini teve que sair da escola para trabalhar e sustentar sua familia.
Entao vini voutou a estudar,se formou em direito e começou a namorar uma amiga da universidade,
e construiu uma familia com dois filhos,e depois de uns tempos descobriu que sua mae avia falecida , entao ele foi ficando meio depressivo e chegou um tepo ele não aguentou e se suiçidou-se

aluno:alexandre agostini turma 1ºb



...Por mais que o professor se empenhasse para fazer com que Vini
estudasse, ele não tinha nenhum sucesso, Vini continuava a ser
indiferente para os estudos.
Mas o professor não desistia, continuava se empenhando para fazer
com que Vini percebesse que o futuro dele, dependia da escolha que ele iria fazer.
O professor tentava de tudo, mas nada funcionava. Um dia o professor teve uma idéia; Levou Vini em um abrigo de menores para mostrar um pouco da realidade de lá. No abrigo tinha pessoas de todas as idades, a maioria delas tem alguma passagem pela polícia, e não tem nenhum estudo, algumas com uma realidade um pouco parecida com a de Vini, mas o que aquelas pessoas tem de diferente do garoto?! Pessoas que se preocupem com o futuro delas, como uma mãe que faz de tudo para que o seu filho se de bem, e um professor que vê um futuro bom para seu aluno, e tenta ajudá-lo.
Vini juntamente com seu professor conversou com vários daqueles jovens que moravam no abrigo, ouviram as histórias deles, a vida de cada um, e viram muito mais do que isso, viram nos olhos daquelas pessoas o sofrimento, o arrependimento e a vontade de fazer tudo diferente.
Vini depois de ouvir e ver todos aqueles jovens que não tinham oportunidade nenhuma, começou a dar valor em tudo o que ele tinha e em todas aquelas pessoas que queriam ajudar ele, ajudá-lo a se tornar uma pessoa de bem.
Vini, daí por diante se empenhou mais nos estudos, começou a trabalhar como estagiário em empresas para ajudar em casa. Seu pai vendo toda aquela mudança no filho, começou a mudar também parou de beber, começou a trabalhar de verdade, e passou a dar mais valor na mulher que tenha.
Vini depois que terminou o Ensino Médio, prestou um vestibular em uma Universidade Federal e passou. Daí por diante sua vida mudou para sempre, e para melhor, isso tudo, deve-se a uma mãe dedicada e a um professor persistente, mas principalmente a Escolha de Vini.

Poor: Bruna Caroline Lima de Souza

Então o velho mestre resolveu fala com Vini e lhe perguntou o que ele sabia fazer , Vini falou que sabia dançar e cantar . Então o velho e experiente mestre lhe fez uma proposta; nisso o mestre se revelou um empresário de grande porte.
A proposta do mestre foi : que se Vini se dedicasse mais aos seus estudos, eu faço de você um grande Rapper . Vini ficou muito feliz e muito emocionado . No mesmo dia Vini voltou para casa , ir contar a novidade para sua mãe , mais quando chegou lá já era tarde demais, tinha varias viaturas de policia , entrou no mesmo momento correndo e viu seu pai algemado e sua mãe morta no tapete branco da sala . Naquele momento Vini não teria mais ninguém no mundo. Vini ficou muito mal e foi fala com o mestre, e contou tudo o que tinha acontecido , o mestre então acalmou Vini e lhe disse que a proposta ainda estava de pé ,....
Com o passar do tempo, Vini acabou os estudos e cursou faculdade de Engenharia Civil , mais o que ele gostava mesmo de fazer era cantar e dançar . Vini foi atrás do grande mestre e quando chegou na casa dele foi surpreendido pela empregada do mestre que lhe deu a noticia : - o Sr. Fernado , está muito mal , com grave problemas de saúde , Vini ficou muito triste e preocupado não com proposta mais sim com a vida do mestre , alguns meses se passaram e o mestre melhorou . O mestre então foi atrás de Vini, e disse : - esteja na minha casa hoje 14 :30 horas , Vini responde : - ok, mestre !
No mesmo dia,Vini teve uma surpresa , era seu pai , que já tinha acabado de pagar pelo crime que cometeu , Vini ficou assustado , nisso já era 14 :15 da tarde , Vini começou a conversa com seu pai e esqueceu- se da hora , e quando lembrou já era 14 :49 da tarde , então Vini saiu correndo e disse : - pai , depois nós conversamos melhor, ta bom ?
Seu pai respondeu , : - ta bem , meu filho !
Para sorte de Vini , era que o mestre ainda estava lá o esperando . Vini se desculpou , e logo começaram a ensaiar . Com o passar do tempo Vini já estava quase gravando seu primeiro disco. Já era tarde quando Vini foi embora. Seu pai estava morando com ele, um dia de noite quando estavam jantando , Vini estava contando para seu pai a revira volta que sua vida tinha dado desde quando tinha ficado sem sua mãe ,e que a única pessoa que acreditava nele era o mestre, seu pai então ficou muito comovido e lhe perguntou, - filho me perdoa, por tudo que eu fiz você passar ?
Vini , então lhe deu uma abraço bem demorado e disse : - pai , eu não sou Deus pra perdoar , mais te desculpa . O tempo se passou e Vini já estava bem de vida e muito feliz porque seu sonho tinha se realizado , Vini ficou muito grato ao mestre , que lhe mostrou que se acreditando , tudo consegue.
Jessica Nunes . Turma 1b


È, concerteza não era uma tarefa muito fácil para o velho professor, já que Vini não acreditava muito que os estudos ajudariam na sua vida.
Com o pouco dinheiro que sua mãe recebia mal dava para pagar as contas, então ele resolveu arrumar um emprego. Como ainda não tinha a idade adequada, o único emprego que conseguiu foi em uma feira perto da sua casa.
Com um tempo, sua mãe ficou doente, sem ter condições de trabalhar, Vini decidiu que teria que arrumar dois empregos para poder comprar os remédios necessários para a mãe, pagar as contas e colocar comida na mesa, mas teria que parar de estudar pra isso. E foi o que fez.
O pai de Vini, não se importou com a situação em que se encontrava, e resolveu ir embora, deixando Vini totalmente responsável pela casa e pela saúde de sua mãe.
Com o passar dos dias, o velho professor sentiu a falta de Vini na escola e resolveu saber o que estava acontecendo, e logo á tarde foi para casa de Vini. Com sorte ainda o pegou em casa, e tentou convencer Vini que os estudos seriam o melhor caminho. Vini não aceitou e pediu para o professor ir embora e desistir dele.
Depois de algumas semanas, a mãe de Vini continuou piorando, e Vini estava vivendo numa situação difícil. Quando Vini estava saindo para trabalhar, sua mãe o chamou e pediu para que ele voltasse para a escola, para que ele tenha um futuro melhor, e oferecer também boas condições a sua futura família. Não queria que Vini vivesse daquele jeito.
Vini, via seus amigos da rua, traficando, roubando, matando e não queria ser assim, queria que sua mãe sentisse orgulho dele. Então resolveu dar uma segunda chance aos estudos.
Quando ele voltou para a escola, conversou com o velho professor sobre a saúde de sua mãe, e que não teria como ele ir à escola e deixar sua mãe doente em casa sozinha. O velho professor prometeu a Vini que sua mãe teria o melhor atendimento em um hospital e que ela nunca estaria sozinha, bastava ele voltar a estudar.
Como o professor já sabia, Vini era um garoto inteligente, e sabia que teria um futuro brilhante quando crescesse. Assim feito!

NAYARA GONÇALVES N° 29 . 1°B

Um comentário:

  1. É bem percebível o modo de escrever, a continuação é percebida facilmente =)

    ResponderExcluir